segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Expedição é notícia na imprensa



06/02/2009 - Capa 2
Da Capital do Forró à Capital do Império Inka
Expedicionários voltam trazendo belas imagens e promessa de intercâmbio cultural
Gabriela Kopinits

Foram quase 14 mil quilômetros e 18 dias de estrada, cruzando três países: Brasil, Bolívia e Peru. A expedição "Da Capital do Forró à Capital do Império Inka", formada por um casal de jornalistas e a filhinha de quatro meses, saiu de Caruaru no dia 9 de novembro com destino a Cusco, no Peru, onde chegaria no dia 27. O carro, uma caminhonete Nissan Frontier, foi especialmente preparado e envelopado para a aventura, estampando figuras da cultura popular nordestina e as bandeiras dos países e dos principais Estados por onde passaria. A expedição foi idéia do jornalista e cientista social Victor Vargas. Ele queria divulgar a Capital do Forró e promover um intercâmbio entre as culturas populares do Nordeste brasileiro, representada por Caruaru, e da Cordilheira dos Andes, representada por Cusco, a Capital do Império Inka. Na bagagem, os jornalistas levaram esculturas em barro do artesão Luiz Galdino, do Alto do Moura, e cd's da Banda de Pífanos Princesa do Agreste, do Mestre Biu do Pife.

ENERGIA REDOBRADA

Foi preciso coragem e disposição para fazer uma viagem tão longa, dirigindo cerca de 10 horas por dia, acompanhado apenas pela mulher e pela filha, um bebê que completou quatro meses na estrada. A idéia - audaciosa para muitos - teve o apoio da família e dos amigos, que puderam acompanhar tudo pela Internet, através do endereço vicvargas.blogspot.com, onde o casal publicou belas fotografias, impressões da viagem, dicas de gastronomia e até folclore andino. No total, a expedição durou 71 dias, com a primeira parada na paradisíaca Ilha de Itaparica, "para tomar a bênção de Todos os Santos", diz o comandante da aventura, Victor Vargas. Da Bahia, passou pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A entrada na Bolívia foi por Puerto Suarez, no dia 23 de novembro. De lá, foram a Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz, Copacabana - a capital boliviana do Lago Titicaca - e Kasani, fronteira com o Peru. Aqui, vale fazer um parêntesis para destacar o Titicaca, o mais alto e maior lago em volume de água do mundo, de onde a mitologia diz terem saído os primeiros inkas, Manco Capac e Mama Ocllo, por volta de 1100 AD. A entrada no Peru foi por Puno, a Capital do Folclore Peruano, numa altitude de 3.850 metros acima do nível do mar.

"UMBIGO DO MUNDO"

O momento mais aguardado, a chegada a Cusco, Capital do Império Inka e Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, aconteceu depois de 18 dias de estrada, mas o esforço valeu. Cusco, chamada "Umbigo do Mundo" - leitura quéchua para Qosqo, é o maior conjunto arquitetônico do barroco hispânico e capital de uma das civilizações mais avançadas da humanidade. Lá, o grupo teve uma reunião com a prefeita Marina Sequeiros Montesinos e com o presidente da Empresa Municipal de Festejos - Emufec, Geovanni Madrid. Os jornalistas querem levar uma banda de pífanos de Caruaru e fazer uma exposição de artesanato, literatura de cordel, dança e fotografia, mostrando um pouco da rica cultura popular nordestina do Brasil no Inti Raymi, o evento mais importante do calendário cultural peruano, que todo ano atrai milhares de turistas do mundo inteiro para as antigas fortalezas inkas. Sugestão aceita, os expedicionários entregaram à prefeita e ao presidente da Emufec uma peça do artesão caruaruense Luiz Galdino e CDs de música regional nordestina, para que eles tenham uma mostra do que Caruaru tem a oferecer. O Inti Raymi, a tradicional Festa do Sol dos inkas, é realizado no mês de junho, quando Caruaru promove a mais famosa festa de São João do Brasil. Se tudo der certo, a caravana de artistas da Capital do Forró será uma das atrações internacionais convidadas para participar das festas juninas de Cusco, quando esta comemora 25 anos como Patrimônio da Humanidade.


Victor (terceiro da esquerda para a direita) na cerimônia inka de solstício de verão em Pisaq - foto: Gabriela Kopinits

VALE SAGRADO

Missão cumprida, o grupo foi conhecer a cosmopolita Cusco, permeada de história, onde a maioria dos prédios do centro da cidade foi construída pelos conquistadores espanhóis com pedras retiradas dos monumentos inkas, hoje ruínas. Tanta beleza teve que ser registrada pelas lentes dos jornalistas, que preparam uma exposição fotográfica. "Visitamos os templos de Saqsaywaman, Q'oriqancha e Puka Pukara, fomos a Taray, Calca, Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero, Ccorao e sua escola de cerâmica, Moray e Urubamba, no Vale Sagrado dos Inkas, sem esquecer, claro, de Machupicchu", diz Victor Vargas.A expedição começou a viagem de retorno no dia 4 de janeiro. A chegada a Caruaru foi no último dia 25, mas o grupo não pensa em descansar. Agora é preparar tudo para a volta em junho, para participar da cerimônia de solstício de inverno e do Inti Raymi. "Além do intercâmbio cultural, pretendemos guiar grupos interessados em conhecer a cultura inka e os encantos da Cordilheira dos Andes e do Lago Titicaca", ressalta o jornalista. Alguém se aventura?

Chola vendendo artesania em Cusco - foto: Victor Vargas