terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sufoco na saída da Ilha de Itaparica

Depois de tudo pronto – todos os detalhes apurados – voltamos a sentir o drama da incompetência de gestão do Detran/BA em Santo Antônio de Jesus. A documentação da VAN estava tramitando desde o dia 17 de agosto e até a saída da Ilha os documentos básicos estavam sendo aguardados sem nenhuma perspectiva. Descobrimos que o DETRAN/BA havia perdido os documentos da transferência e estavam deixando a situação rolar – até que – de forma elegante a Expedição ancorou e anunciou que só partiria com o DUT e a documentação completa. RESULTADO – mobilizaram toda a estrutura administrativa e nos liberaram às cinco da tarde da quinta – feira dia 09. Com isso, além do sufoco – fiquei devendo uma visita ao amigo médico Nicandro Macedo e a dupla Gildásio e Elvis (que não é o Presley). Saímos de Santo Antônio de Jesus com a documentação completa – não precisou muito barulho – porém, com as baterias descarregadas pelo envolvimento no sufoco de ter que partir já fora do tempo previsto. Essa largada nos levou até Cândido Sales – perto de Vitória da Conquista – de onde partimos, bem cedinho, deslizando pela BR 116 – a Velha Rio / Bahia – até a saída para Montes Claros – capital do Norte das Minas Gerais. Largada em grande estilo com direito a reencontro com o Velho Chico em Pirapora – cidade de onde saíam os antigos vapores que deslizavam até Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Rumo a Montes Claros/MG - Foto: Victor Vargas

Para quem precisa de informações – a pista está perfeita até Montes Claros – o combustível diesel com um preço maior que na Bahia – variando na média do mercado nacional – entre 1.98 e 2.10 – o S50 batendo nos 2.20 – porém rendendo mais e poluindo menos.
 
Rumo a Uberlândia
Já no clima das Minas Gerais – atravessamos Salinas – a terra da Pinga Boa – cortando a terra vermelha e rica em direção ao fértil Triângulo Mineiro. Estrada boa com a paisagem da riqueza produtiva do agronegócio em uma das regiões mais férteis do País. Queijo de primeira e as “pingas mais famosas” das Minas Gerais - cortamos também a simpática Patos de Minas – Uberlândia é cidade-pólo, com cerca de 800 mil habitantes e com uma estrutura de respeito aos seus cidadãos. Tudo muito funcional e com características de desenvolvimento notável e proporcionando um fluxo de nordestino – que, segundo a Associação dos Nordestinos de Uberlândia, com cerca de 80 mil famílias trabalhando na produção de riquezas desta região considerada uma das mais férteis e produtivas do País.

A visita a uma UAI (Unidade de Atendimento Integrado), órgão da Secretaria Municipal de Saúde  - nos proporcionou a ideia de como funciona a saúde pública em um município que repeita os seus filhos e aos que estão de passagem. Parabéns aos gestores de Uberlândia. Parece que Uberlândia está pertinho de tudo – vida própria – Porto Seco – indústrias – enfim, em desenvolvimento, só perde para Campinas em São Paulo.
 
Feira de Artesanato em Uberlândia - Foto: Victor Vargas

Passamos o domingo na Feira de Artesanato da Praça do Terminal no Centro da cidade – fizemos os primeiros contatos com o povo de Uberlândia, com os artesãos que vivem na cidade e – principalmente – iniciamos as negociações – via Associação dos Nordestinos – de um grande evento no próximo mês de junho de 2013 – com intercâmbio, palestras, shows, oficinas de artesanato – com foco na grande colônia nordestina e no povo alegre da mineirada uberlandense.
Depois da Feira – Exposição Itinerante e intercâmbios sócio-culturais, partimos em direção a Campo Grande – capital do Mato Grosso do Sul. Vamos que vamos na direção da Cordilheira dos Andes. A Orquestra Sanfônica do Mestre Luiz Galdino, Gonzaga e Vitalino nos acompanham nesta viagem rumo às culturas andinas. Estamos bem e vamos cumprindo as metas desta rota – a próxima grande atração será o Pantanal no Mato Grosso do Sul. Como diria o amigo quéchua – ARY, estamos todos bem!!!!!! 

Nenhum comentário: