sexta-feira, 26 de dezembro de 2008


Paisagem inesquecível no Intihuatana, Pisac (foto: Gabriela Kopinits)

44º dia – lunes– dia 22 – Cusco / Pisac / Cusco
Levantamos da cama às 3 da matina e às 3 e 40 já estávamos descendo a Pumacurco de ré em direção à Plaza de Armas e tomando o rumo de Pisac no Vale Sagrado – a viagem foi rápida e tiramos os 30 quilômetros na sinuosa carretera em apenas 30 minutos – chegamos 15 minutos antes e, às 4 e 15, já estávamos na Plaza central aguardando o pessoal para subir a Intihuatana – o templo sagrado do Deus Sol (Inti para os inkas). Aos poucos, no frio da madruga na cordilheira, foram chegando todos os personagens da cerimônia e um táxi corola que nos guiou na subida das montanhas na neblina do final de madrugada. Chegamos e logo percebi que a cerimônia seria inesquecível – incorporei um velho servo do império e vi todo o processo ritualístico de adoração, devoção e oferendas à deidade Sol – o sacerdote reuniu vegetais, raízes, ouro, prata, maiz, trigo, quinua num colorido que formou um banquete regado a bebidas para a Pachamama – Mãe terra – la hoja de coca é sagrada e faz parte do processo de conexão com as deidades inkas.


O sacerdote inka Paco (foto: Gabriela Kopinits)

O sacerdote Paco conduziu a cerimônia que se estendeu além da tímida aparição do Sol em um amanhecer sob névoa e nuvens plúmbeas de um céu comprometido com a chuva constante nesta época por aqui – na cerimônia, dentre outras reverências – às montanhas sagradas (os Apus)como Machupicchu e Waynapicchu – a fertilidade, as colheitas pomposas e toda a relação com a arte de cultivar passa pela benção de Pachamama e Inti. Participei da cerimônia e foi um momento ímpar na minha vida. Vamos publicar reportagem completa sobre os Cerimônia de Solstício, inclusive disponibilizar reportagem fotográfica, produzida pela jornalista Gabriela Kopinits - com cerca de 400 fotos já editadas! Saimos ilesos, todos bem e com a certeza de comungar com os povos inkas nas suas crenças e fé pelas deidades ligadas aos astros e à Mãe Terra!!
Grupo participante da cerimônia inka nas ruínas de Pisac (foto: Gabriela Kopinits)

Dia pesado, cumprimos o compromisso com os mestres Virgínia Gonzáles e Willi - almoçamos ainda na Universidad Santo Antonio Abad del Cusco – lembrando que ela é a federal do Peru e foi fundada em 1692! Depois dessa, o guerreiro inka foi à lona e desligou todas as conexões!!

Nenhum comentário: