sábado, 13 de dezembro de 2008


A expedição na EMUFEC, na calle Santa Catalina (foto: Gabriela Kopinits)

31º dia – terça – dia 09 – Cusco
Da janela lateral vemos a montanha e o Cristo Blanco, na principal a Plaza de Armas, parte da Capital do Império Inka e uma incrível comunhão dos Picos Nebados na fantástica Cordilheira Peruana. Buenos dias!! Allillancho em quéchua como ensina o Inka Froilán.


Encontro com o gerente geral da EMUFEC, Geovanni Madrid, que ganhou uma peça do artesão Luiz Galdino, do Alto do Moura (foto: Gabriela Kopinits)

O encontro marcado na Empresa de Festejos de Cusco com o gerente general abogado Geovanni Madrid deixa o ar tenso com as energias sendo focadas num Intercâmbio de Culturas Populares – dois centros de irradiação – Caruaru e seus pífanos e Cusco e suas quenas – o projeto é reapresentado com retorno positivo e abertura para uma amizade que envolve o Inti Raymi e o São João – na realidade o ponto culminante dos dois festejos acontecem no dia 23 de junho – com significados distintos e ao mesmo tempo reunindo milhares de pessoas – cerca de 120 mil no ápice dos acontecimentos. Deixamos amarrado uma definição para produção em tempo hábil de uma caravana com música, dança, artesanato, literatura de cordel e xilagravura.
Enquanto isso perdemos a hora e o encontro com os Mestres da Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco – que vai ganhar um capítulo à parte pela sua fundação em 1692. Chegamos tarde e a Coordenação do Curso de Ciências de la Comunicación adiou o nosso encontro para a sexta às 12 horas. Final de tarde com direito a passeio pelas calles da periferia cusquenha – as edificações lançadas sobre a cidade Inka deixaram marcas de piedras que o tempo jamais vai apagar!! Todo dia se descobre uma relíquia arqueológica por aqui!! Ari!! Vamos entrar na cozinha do Tronquito e desfiar um cardápio criollo para vocês!!!

Nenhum comentário: