domingo, 4 de janeiro de 2009


Detalhe da luminária e dos arcos da Plaza Kusipata (foto: Victor Vargas)
49º dia – sábado – dia 27 – Cusco
Quando o dia amanheceu, mais uma vez, procurei o sol por trás dos Picos Nevados – não encontrei. Uma névoa que já faz parte da madrugada de toda esta região da Cordilheira – acompanha as lhúvias, que este ano resolveram marcar espaço na cena do dia-a-dia de Cusco – a chuva não atrapalha – molha! O desayuno, agora acompanhado de mochileiros e mochileiras de todas as idades – a maioria da Europa – sim bem que de Oklahoma apareceu o Jordan e outras figurinhas carimbadas – sulamericanos por aqui só a gente e os quéchuas!
As tribos de Cusco (foto: Victor Vargas)

Saímos e fomos ao encontro do povo cusquenho e seus aromas e paladares – exóticos e cada vez mais independentes do Ocidente! Fomos ao Mercado de San Pedro e vimos com quantos ingredientes o peruano da Cordilheira prepara os seus pratos! No comedor, o povo se encontra e vê o que se passa nas novidades da região! De tudo e de todos – da chicha amarilla ou de fresa com a de quínua, entre flores, artezanias e tudo o que se possa imaginar – da fé ao credo – até as rãs posam antes de entrar num caldeirão afrodisíaco para servir de banquetes aos incas sentados num longo banco e servidos por uma bruja que não para de mexer a mistura caliente!!
Na feirinha de livros, na Plaza de San Francisco – compramos os primeiros comentários publicados na Europa pelo Inca Garcilaso de la Veja – cronista pioneiro na informação da cultura Inca e filho de uma princesa com um capital espanhol – isso lá pelos 1530 e tanto!! Garcilaso aqui é nome de calle, Plaza e tudo mais!!! Compramos ainda um livro que nos deixou curiosos com tudo que os efeitos da hoja de coca podem causar no organismo humano!! Las hojas deveriam ser prescritas em todo o mundo!! A tarde caiu, o sol que não veio, sumiu e o frio voltou com a carga toda – Pitchu Pitchu não pára de mamar na Pethuga!!! Estamos nos preparando para retornar pela terceira vez á Velha Montanha de Machupicchu!! O acesso tem ser de trem ou pela Trilha Inka – tem que ter disposição!!!!

Nenhum comentário: