quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


Estrada do Pó Vermelho, entre Santa Cruz e San Jose de Chiquitos - foto: Victor Vargas

60º dia – quarta – dia 07 – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) / Corumbá (MS)
Acordamos e fizemos um desayuno tipicamente boliviano – cambiamos uma plata no Bimodal e traçamos uma saída já sabendo que o trânsito na Estrada do Pó estava fluindo com tranqüilidade. Coisa de boliviano – na saída de Santa Cruz encontramos uma ponte fechada para manutenção e passamos cerca de três horas aguardando a liberação. A nossa meta era cortar a Estrada do Pó até San José de Chiquitos antes do anoitecer!
Encontro e amizade nordestina no meio da poeira - foto: Victor Vargas
No meio da poeira conhecemos o casal Pe. Filadelfo de Garanhuns e sua esposa, uma paraibana de Pombal. Morando na região há dezoito anos, o casal nos falou de hotelaria e um SPA que está sendo contruído em plena floresta do Chaco Boliviano – a região é bonita e inóspita!!
Flagrante do vôo na estrada - foto: Victor Vargas
Entramos em Roboré para abastecer e encontramos – pasmem – o Trem da Morte na sua parada de jantar – comemos uns pasteizinhos de queso calentitos, abastecemos e seguimos viagem – agora no asfalto de categoria até Corumbá = chegamos por volta das duas da matina e dormimos dentro de um caldeirão – a Capital do Pantanal é quente e ferve durante o verão!! Dia pesado de trombadas com bolivianos - o presidente deles havia acabado de baixar uma lei para estrangeiro pagar quase o triplo no preço do combustível - e muito pó vermelho empestiando a nossa bagagem!! Chegamos inteiros e cansados no Brasil!!!
Nota da Mama de Pitchu Pitchu - Pense num alívio em termos saído dali... A natureza na Bolívia é linda mas a falta de estrutura estraga o país... Ainda bem que, de nós três, Pitchu Pitchu pareceu a menos incomodada com tanto primitivismo! Eu, que gosto de tudo organizado, funcionando, pessoas respeitando os direitos das outras, comemorei e muito a volta ao Brasil. Fala sério, não tem lugar melhor do que o nosso próprio país, a despeito da violência e da desigualdade social.

Nenhum comentário: