domingo, 4 de janeiro de 2009


Saqsaywaman, templo de cerimônias sagradas dos inkas (foto: Victor Vargas)
56º dia – sábado – dia 03 – Cusco
O dia amanheceu sob a constante névoa que acompanha este período chuvoso aqui na Cordilheira. A chuva deu uma trégua e fomos às seis e meia da matina – sem desayuno – até Saqsaywaman – afinal, somos vizinhos. Fomos recebidos pelos funcionários do Instituto Nacional de Cultura – órgão que administra as Ruínas de los Inkas. Passeamos e sentimos a energia de um dos mais importantes locais de defesa e de fé dos Imperadores Inkas – fomos acompanhados em todo o trajeto pela nossa guia – a cadelinha SAQ que depois descobrimos que é a guardiã da área.
A cadelinha Chiquinha, que nos acompanhou em nossa visita (foto: Victor Vargas)


Vista da Plaza de Armas, de Saqsaywaman (foto: Gabriela Kopinits)
Grandioso portal de Saqsaywaman (foto: Gabriela Kopinits)

Os expedicionários com o colega jornalista Juan Nuñez
O pessoal bacana do INC, de plantão em Saqsaywaman
Fomos bem recebidos e descemos a serra para o desayuno!! A tarde será para as despedidas e preparativos finais para o retorno nas primeiras horas deste primeiro domingo de 2009 – vamos partir em direção à Isla de Itaparica para mergulhar nas águas de Mamanjá e comer o acarajé da Neide na Barra do Gil.!! Ari para todos e estamos na dúvida – retornamos por Corumbá? Passamos em Cárceres via Cuiabá? Copacabana? Desaguadeiro? Ou descemos a Cordilheira pela floresta peruana amazônica com direito ao Acre e Rondônia!! Resolvemos mais tarde!! Vocês aguardem o próximo episódio!! Suspense na Cordilheira!! Valew, grato pela atenção!! Quando chegarmos cada um vai ganhar uma cruz andina!!
Em tempo – conhecemos duas mulheres corajosas que chegaram nesta madruga de Porto Velho numa C 10 – vieram pela Floresta Amazônica via Acre e disseram que a viagem foi tranqüila – de Rio Branco (AC) para Cusco são 720 kilômetros e quando a Transoceânica estiver pronta vai ficar fácil para quem quiser conhecer esta parte do planeta onde os estudiosos afirmam que aí está concentrada a maior biodiversidade do Planeta Terra!

Nenhum comentário: