quarta-feira, 14 de janeiro de 2009




Chola na travessia da fronteira entre Peru e Bolívia - foto: Victor Vargas

59º dia – terça – dia 06 – Cochabamba / Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)
Acordamos para um desayuno continental e começamos a descer a Cordilheira Oriental por volta das duas da tarde. O primeiro bloqueio na estrada nos assustou! Alguns caminhoneiros estavam pernoitados numa longa fila – na realidade, as chuvas haviam causado um deslizamento de terra e o trânsito estava parado há quase dois dias.



O deslizamento de terra bloqueou a estrada na saída de Cochabamba para Santa Cruz e provocou um engarrafamento de dois dias - foto: Victor Vargas

Saímos furando a filha com a prerrogativa de PRENSA INTERNACIONAL e chegamos até o local do deslizamento. Por obra da generosidade de um oficial boliviano, conseguimos cortar uma longa e quilométrica fila de angustiados e sofridos caminhões, bus e vans e conseguimos chegar a Santa Cruz de la Sierra por volta da meia-noite. Cansados e famintos, fomos dormir em um hotel perto da Bimodal Estação Ferroviária e de Bus da cidade que odeia Evo e briga por emancipação. Comentamos que ali nem parece que é Bolívia – o frio acabou e as cholas sumiram das ruas – a mistura é estranha – adormecemos com a esperança de sucesso no trecho mais perigoso da Expedição – sabíamos que encararíamos de novo a Estrada do Pó Vermelho!!! Que venha o pior – se é que a barra do deslizamento de terra já nos havia brindado com cenas de terror e sofrimento de um povo forte e carente de infra-estrutura!!!




O Titicaca com os Picos Nevados - foto: Victor Vargas






Titicaca, chegando em Copacabana/Bolívia - foto: Victor Vargas




No Titicaca, criatório de trutas - foto: Victor Vargas




Para dor de cabeça, hojas de coca - foto: Victor Vargas

Nenhum comentário: