sábado, 29 de novembro de 2008


Arquitetura barroca espanhola em Santa Cruz (foto: Victor Vargas)

16º dia – segunda - dia 24 – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) a Cochabamba (Bolívia) - 460 Kms
Acordamos e fomos para o nosso primeiro desayuno em terras bolivianas – pense num país exótico !! Rapidamente fomos tratar dos preparativos para começar a subir a Cordilheira Oriental – câmbio e outras providências para mudança radical de clima. Até agora ninguém pediu pra ver nada – nem do carro e muito menos nosso – pensamos! Estamos dentro de um país de forma clandestina – O que fazer? Prosseguimos a viagem pagando os pedágios e com total mudança de clima. Monteiro e outros pueblocitos bolivianos nas margens de rodovia onde já teria sido vítima de deslizamentos e zona de transição do Chaco Boliviano. Várias barreiras e até agora nada de mostrar documentos – Pensei como entraremos no Peru? E se formos travados na fronteira em Kasany?
Subimos o primeiro degrau da Cordilheira depois de cortar uma região bonita, com muita água – fruto das nascentes e rios que correm a partir da Cordilheira Oriental. Chegamos aos 2.700 metros de altitude de Cochabamba – cidade com mais de 1 milhão de habitantes e com cultura aymará percebível em contrastes com desenho arquitetônico de uma cidade universitária e pólo comercial nos Andes.
Jantamos uma trutcha num restaurante com ar do século passado e fomos descansar em um pequeno hotel no centro da cidade – estacionamento começou aparecer como problema a partir daqui!! O frio estava maneiro e a noite foi agradável!!

Nenhum comentário: