sábado, 22 de novembro de 2008


Entrada no maior Estado da federação - São Paulão (foto: Victor Vargas)

11º dia – quarta – dia 19 - Rio de Janeiro / Boituva (SP) - 543km
Amanhecemos a quarta com a bagagem arrumada e a certeza que tinha chegado a hora das despedidas – sete dias no Rio com direito a rever as famílias Vargas, Barros, Kopinits e os Santos Oliveira – deixamos e levamos saudade de familiares queridos e amados por todos nós – minha mãe Minininha é as síntese do sentimento do “até breve”.
Numa lapada só cortamos a linha vermelha, nos despedindo do Rio pelo Fundão, Ilha do Governador, Tom Jobim, Igreja da Penha – na linha vermelha até a Baixada – com direito a pegar a Dutra quase no Km 13 / Nova Iguaçu, região feiosa e também de maior arrecadação com as indústrias pesadas concentradas no limite da conurbação do Grande Rio.
Logo, logo, fica Miguel Pereira – pegamos a Serra das Araras com paisagem instigante, enquadrando o Rio como Estado de maior diversidade de cenas naturais do Brasil – o Rio é o resumo das serras, lagos, lagoas, praias e florestas.
A Via Dutra vai ficando com Volta Redonda, Piraí, Resende, Pinda, Aparecida, São José dos Campos e Jacareí. Guarulhos e outras quebradas da Super São Paulão – onde pegamos um engarrafamento que durou quase duas horas para cortar a cidade e pegarmos o império dos pedágios – Castelo Branco e Mal. Rondon – ufa... pense em pagar pedágio? Demorou, passamos por Itu e fomos descansar – pasmem – no frio- em Boituva – O Estado de São Paulo é uma fazendo-modelo!!!
Entramos na pista dupla na chegado no Rio por Rio Bonito – via Niterói e já estávamos com mais 600 kms deslizando num asfalto de primeiro mundo – e haja pedágio!!!

Nenhum comentário: