sábado, 29 de novembro de 2008




Cochabamba (foto: Victor Vargas)

17º dia – terça - dia 25 – Cochabamba (Bolívia) a La Paz (Capital do Executivo boliviano) - 384 Kms
Despertamos com um fuso horário ainda não assimilado e com a vontade de chegar ao topo da Cordilheira. Saímos cedo e fomos trocar os dois pneus do carro que estavam entrando no limite da segurança – detalhe – na Bolívia o pneu (em espanhol, llanta) sai tipo paga um e leva dois – estávamos agora de tanque cheio e com todos os pneus zerados – abastecer na Bolívia estava complicado – exército nos postos (surtidores) e gasolina regulada pelo Estado. Acredite!! Consegui vender dois pneus usados em uma gomeria (borracharia) na beira da carreteira na saída de Cochabamba.
Começamos a alcançar o topo dos 4.850 metros da Cordilheira Oriental - todos os efeitos da altitude + chuva de granizo + acidente com carreta carregada de farinha de trigo e parada em pueblocitos de aymarás campesinos parecendo sair do túnel do tempo através de séculos passados. O inóspito e surreal no altiplano boliviano. Fomos surpreendidos com paisagens imagináveis em outros planetas. Só Pitchu Pitchu tirou de letra essa parte da viagem.
A chegada a La Paz, escondida numa cratera com 3.700 metros de altitude foi na hora do rush – aliás, acho que La Paz é rush as 24 horas. Pense num trânsito louco! Depois de procurar muito no centro da cidade encontramos o Hotel Milton – na Calle Yllampu – com direito a vista panorâmica de todo o centro pacenho, inclusive a Calle de las Brujas e a Catedral de San Francisco – sair ileso do trânsito da capital boliviana quer dizer não vou encontrar nada mais difícil no mundo – pode tudo!! Guardamos o carro no primeiro “parqueo” do trecho boliviano. O frio de La Paz não é mais o mesmo, constatamos, frio foi na chegada quando alcançamos quase 5 mil metros!!! Até aqui, pasmem! Não nos pediram nada, só pagamos pedágios!! Somos clandestinos, todos nós! Até Pitchu Pitchu passando pela Nissan Frontier! O que vai acontecer amanhã? Será que vamos conseguir cortar a velha e boa Bolívia na maior!!! Sem mostrar nada a ninguém? Fomos dormir com esta pergunta na cabeça!! Quando vamos ganhar uma dura das autoridades? Será que estamos invisíveis? Acompanhe na íntegra o próximo capítulo. Soroche (mal das alturas) e Matte de Coca no combate às alturas!!!

Nenhum comentário: