terça-feira, 18 de novembro de 2008


Eita turma sangue bom! Pessoal da Vila Santo Antônio, foto do Gilberto

10º dia – terça – dia 18 – Rio de Janeiro
Definida a rota, começamos a refazer nossa bagagem. Levamos muitos agasalhos pois não pretendemos gastar dinheiro comprando roupas, apesar das coisas serem mais baratas lá fora, na Bolívia e no Peru. Não esquecemos de revisar a farmacinha e preparar uma caixa com provisões e uma geladeirinha com bastante água mineral.
Quando fomos lavar o carro e carregá-lo com a bagagem, tivemos uma surpresa que nos lembrou que estamos no Rio de Janeiro: bem no capô um furo de bala. Uma bala perdida aparada pelo carro no estacionamento, sem ninguém dentro, graças a Deus. Esse Rio de Janeiro não está mole.
O tempo aqui está chuvoso. Ontem foi dia de transtorno e alagamentos em vários trechos da cidade. Pensam que é só no Recife? Chuva em demasia causa problema em qualquer lugar, especialmente quando a rede de escoamento não é eficiente.
Depois do almoço, onde saboreamos deliciosas e sequinhas sardinhas fritas e camarão ensopadinho com chuchu, começamos a ajeitar a tralha toda no carro. Amanhã, devemos partir ao raiar do dia.

9º dia – segunda – dia 17 – Rio de Janeiro
Trabalhamos o dia inteiro na apuração da melhor rota Rio-Bolívia. Muitos indicam o acesso via Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Buscamos informações locais, com colegas de jornais e emissoras de rádio do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, e até com patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal. Queríamos saber das condições das estradas e, claro, da situação nas fronteiras, se havia algum tumulto na Bolívia. Felizmente, até agora, tudo tranqüilo, mas parece que as chuvas já começaram a cair, de modo que precisamos nos apressar para subir logo a Cordilheira. Nossa caminhonete, uma Nissan Frontier, não é uma 4x4, portanto, não muito adequada para subidas íngremes e escorregadias.
Depois de um dia de apuração aqui e acolá, decidimos ir por Cáceres, no Mato Grosso, com acesso à Bolívia via San Matias. De lá, carretera até San Ignacio e, finalmente, Santa Cruz de la Sierra.
Estamos começando a visualizar a chegada ao nosso destino final, Cusco, o "Umbigo do Mundo"!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola, Ola, meu bro.
Eu e Luquinha ficamos na torcida para que tudo corra muito bem, e vamos postar comentários na medida do possível.
Um forte abraço e...
andale, andale, andale!!!!
Freeosbr

Unknown disse...

Ola, Ola, meu bro!
Eu e Luquinha ficamos na torcida para que tudo corra muito bem, e vamos postar comentários na medida do possível.
Um forte abraço e...
andale, andale, andale!!!!
Freeosbr

Anônimo disse...

Fico feliz que está tudo correndo bem! =)
Saiba que torço muito por vocês! Só está difícl aguentar a saudade!!
Sinto muita falta de todos e de Pitchu Pitchu principalmente!hehe..
Boa sorte nessa caminhada!!
Amo vocês!! Fiquem com Deus!!

Igor !!! ;p disse...

Olá tio ...
estou acompanhando sua caminhada !!!
estarei online sempre que possível e se minha mãe permitir ... ¬¬

Estou com saudades !!!
Beijos !!!

Tyson !!!